Correios oferece diversas modalidades de envio de cartas e encomendas

Em muitos momentos precisamos enviar algumas encomendas para pessoas que não estão muito próximas, para isso podemos contar com diversas empresas que fazem esse tipo de serviço, elas são chamadas de transportadoras. Você tem disponível diversas opções de empresas para fazer sua cotação, entre elas está o Correios.

Confira abaixo as opções disponíveis caso você queira usar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para enviar sua encomenda pelo Brasil.

– Como enviar uma carta ou encomenda nos Correios

Para enviar uma carta ou encomenda pelos correios é super simples, basta você se dirigir até uma agência dos correios, escolher o tipo  de envio, pagar a taxa e entrega o pacote que logo ele será entregue ao destinatário.

É extremamente necessário que você insira os dados de entrega corretamente para evitar transtornos na hora da entrega. O correto endereçamento propicia rapidez, economia e segurança no envio de cartas, malas diretas e encomendas. Veja quais elementos compõem o endereçamento e como devem ser endereçadas as cartas e encomendas.

Correios

Elementos básicos componentes do endereço

O endereçamento adequado começa pela forma de tratamento de cortesia, seguindo-se pelos elementos descritos na linha abaixo, na seguinte ordem:

  • Nome do Destinatário;
  • Tipo do Logradouro + Nome do Logradouro + Número do Lote + Complemento (se houver);
  • Nome do Bairro;
  • Nome da Localidade + Sigla da Unidade da Federação;
  • CEP.

Endereçamento de encomendas:

Caso esteja utilizando uma das embalagens dos Correios, preencha todos os campos disponíveis, lembrando que o telefone do remetente e do destinatário são opcionais.

Caso não esteja utilizando uma das embalagens dos Correios, você poderá utilizar as etiquetas de endereçamento geradas pelo Endereçador – Encomendas O endereçador gera as etiquetas dentro dos padrões desejáveis pelos Correios, com o CEP de destino em código de barras.

– Tipos de Envio

Os tipos de envio mais comuns oferecidos pelos correios são a carta registrada, o PAC e o Sedex, cada um tem o seu limite de peso e tamanho e pode variar no valor que você terá que pagar para enviar o pacote. Abaixo você poderá entender melhor sobre cada tipo de envio.

– Carta Registrada

A carta registrada é um dos serviços oferecidos pelos Correios. Ela pode ser utilizada em inúmeras ocasiões, sendo uma alternativa com excelente custo-benefício. Esse é um serviço oferecido pelos Correios onde é possível enviar desde documentos até pequenos objetos.

Mas qual a diferença dela para as correspondências normais? Basicamente você pode acompanhar todo o trajeto dela desde o envio até ela chegar na sua casa. Isso porque, ao despachar a carta registrada, você pagará um valor adicional e então ela receberá um código de rastreamento. Dessa forma, será possível acompanhar todo o trajeto dela até a sua residência.

As cartas convencionais não possuem esse tipo de vantagem. Por conta desse diferencial, muitas pessoas optam pela Carta Registrada para enviar coisas pelo Mercado Livre. Mas atenção, não são todos os tipos de objetos que você pode enviar. Além disso, há uma série de limitação quanto ao tipo de envelope. No Brasil esse tipo de serviço é mais voltado para o envio de documentos, revistas, fotos entre outros.

– PAC

O PAC é um serviço que visa facilitar o dia a dia de quem precisa enviar encomendas. Isso porque, através dele é possível aonde os objetos se encontram entre o endereço de origem e o destinatário.

correios

Além desse serviço, o Correios também disponibilizam várias outras ferramentas, tais como: calculo pac, consulta de código postal, sedex, consulta de entrega entre outros.

Através do site da empresa você não ficará mais sem saber aonde o seu objeto postado se encontra. Basta fazer o rastreamento que será possível verificar quando acontecerá a entrega e assim estar no destino para recebimento da encomenda.

Assim como outras modalidades, ele atende todas as regiões do Brasil, o que é muito importante para quem precisa mandar correspondências para várias localidades. Por conta do pac preço ele é um dos serviços de entrega mais utilizados por e-commerce brasileiros.

Ao contratar o serviço você terá direito ao pac rastreamento, indenização automática e entrega domiciliar.

Uma coisa importante sobre todas as modalidades e entrega ofertadas pelos Correios é que não há qualquer tipo de tratamento especial com objetos frágeis. Por conta disso é importante sempre embalar as mercadorias com o máximo cuidado.

– Sedex

O Sedex rastreamento é um dos serviços oferecidos pelo Correios. A empresa opera em todo território nacional e conta com várias opções de entrega.

correios

O sistema de rastreamento permite que as pessoas verifiquem onde os objetos enviados se encontram. Essa é uma alternativa que acaba facilitando o recebimento de encomendas.

O rastreamento correios sedex é disponibilizado diretamente no envio da remessa. Além disso, você pode ter acesso a outros serviços além do sedex.

O objetivo do Sedex é ofertar uma entrega de mercadorias via correios mais rápida que o PAC para qualquer busca Cep do Brasil. Na grande maioria das localidades brasileiras, o sedex funciona de segunda a sábado. Já em determinadas localidades ele opera apenas de segunda a sexta.

Agora você já sabe quais os tipos de envio dos Correios e já pode escolher a melhor forma de enviar o seu pacote para todo o Brasil!