Carta registrada é o método de envio mais usado do Brasil

É notório o crescimento do envio de encomendas pelo Brasil, seja por razões pessoais ou comerciais. Temos diversas transportadoras atuando no país, uma delas é o Correios, conhecido também pelo nome de Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Neste texto você irá conhecer mais detalhes sobre o método de envio mais comum do país, que é a carta registrada. Confira mais detalhes abaixo.

– O que é Carta registrada?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é carta registrada. Esse é um serviço oferecido pelos Correios onde é possível enviar desde documentos até pequenos objetos.

Mas qual a diferença dela para as correspondências normais? Basicamente você pode acompanhar todo o trajeto dela desde o envio até ela chegar na sua casa.

o que é carta registrada

Isso porque, ao despachar a carta registrada, você pagará um valor adicional e então ela receberá um código de rastreamento. Dessa forma, será possível acompanhar todo o trajeto dela até a sua residência.

As cartas convencionais não possuem esse tipo de vantagem.

Por conta desse diferencial, muitas pessoas optam pela Carta Registrada para enviar coisas pelo Mercado Livre. Mas atenção, não são todos os tipos de objetos que você pode enviar.

– Como funciona o envio?

Para documentos considerados importantes pode-se fazer o pedido para a carta ser enviada através de carta registrada. A taxa da carta registrada pode incluir uma indenização caso a carta seja desviada, através de um seguro contra perdas, para isso tem que se informar o valor correspondente ao que se está enviando e então o valor deste seguro terá um adicional de 10% deste valor totalizado ao valor do envio. O pedido para a carta registrada é feito no guichê da agência.

Se ninguém estiver na residencia ou no estabelecimento na hora da entrega de correspondências ou pacotes que necessitam de assinatura, o carteiro voltará a tentar novamente a entrega por mais 3 vezes, porém qualquer pessoa que assinar por ele no endereço respectivo correspondente (informando o RG e nome completo, inclusive assinatura no registro de entrega) poderá receber. Um exemplo disso, é o porteiro de um prédio, poderá receber ou manter o registro de entrega em mãos até o destinatário receber a carta registrada.

A unica restrição, é que só pode enviar papeis dentro de carta registrada. Caso seja outra especie de objeto, terá de ser enviada como Encomenda PAC, que é quase o mesmo sistema da carta registrada, porém para objetos.

– Quando custa o envio?

Para saber valor carta registrada, você deve acessar o site da empresa. Nele é possível fazer uma simulação online rápida e fácil. Basta seguir o passo a passo abaixo:

o que é carta registrada

  • Acesse esse link da carta registrada correios;
  • Informe a data de postagem do envelope;
  • Digite o CEP de origem;
  • Em seguida digite o cep de destino (Se não souber, faça a busca cep);
  • Selecione em tipo de serviço, a opção carta registrada.
  • Você será redirecionado para uma nova janela onde poderá verificar a carta registrada prazo.

– Prazo de entrega

Os prazos da carta registrada variam muito. Isso porque, tudo vai depender das características do envelope e do conteúdo dele.

Você pode saber a média da carta registrada preço sem precisar fazer o tutorial acima.  Basta visualizar a tabela abaixo:

o que é carta registrada
Nele é possível verificar todos os valores conforme o peso da correspondência, e os serviços escolhidos.

Muita gente não sabe, mas é possível contratar uma série de adicionais para a carta registrada. Um deles é a de entrega em mãos. Nele, apenas o destinatário poderá receber o objeto.

Um detalhe importante sobre a carta registrada, se ela tiver mais de 500 gramas, ela será cobrada com o valor de Sedex. E esse é um dos serviços mais caros dos Correios.

Se você quer enviar seu objeto sem correr o risco dele ter uma entrega muito cara, certifique-se que o envelope como um todo não vai pesar mais que 500 gramas. Caso isso não seja possível, vale mais à pena cogitar o envio via PAC (que é a entrega de objetos econômica dos correios).

– Como rastrear

Esta carta registrada, como outras encomendas (Encomenda PAC ou Sedex) contém um código de rastreamento que é informado na hora da postagem, isso é bem interessante, porque com ele você poderá acompanhar todo o andamento da entrega pelo site dos Correios. E também ter com este numero uma prova de que enviou a carta.